quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Villette Numérique 2004, festival de arte digital de Paris, está bombando neste momento. Na parte de música, há Karlheinz Stockhausen, Sigur Ros e muitos outros. Na parte de instalações há Marie Sester, Jennifer e Kevin McCoy e JoDI (imagem acima).
5:22:00 PM    
 quarta-feira, 22 de setembro de 2004

A Casa do Saber e a Editora Iluminuras convidam todos para o lançamento do livro MÍNIMALÂMINA, com poemas gráficos de Erivelto Busto Garcia. O evento será realizado dia 27 de setembro, a partir das 19h, na rua Dr. Mário Ferraz, 414. (dica de Malu Maia)
2:59:30 PM    
 segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Acabou de sair uma revista de arte contemporânea chamada Parachute. A organização da última edição, que tem como tema a cidade de São Paulo, é de Suely Rolnik, e contém textos de Lucas Bambozzi, Rubens Mano, Mario Ramiro, Otavio Donasci, Lucio Agra, Chris Mello, todos voltados para a discussão de arte tecnológica e produção artística de intervenção. (dica de Priscila Arantes).
3:58:55 PM    
 quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Katia "Um, Nenhum, Cem Mil" Maciel, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está com obras no Paço das Artes, USP.
6:02:49 PM    

Um misteriso morador de Lins, São Paulo, foi parar em Linz, Áustria, para conferir o Ars Electronica, famoso festival de arte tecnológica. Wilfredo Qubits esteve em Brucknerhaus para a cerimônia de abertura. Em seguida, foi para a Stadtwerkstatt, onde foram projetadas animações do Festival japones ACA Media Arts, tudo regado ao som de DJs locais. Qubits recomenda o banco de apostas t+25 timeline, uma espécie de blog coletivo de de previsões tecno-científicas para os próximos 25 anos.
5:51:54 PM    
 quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Tudo indica que CIBERCULTURA, criada pelo Itaulab, é uma espécie de caldo primordial para o cultivo de seres semelhantes. A revista digital FILE SCRIPT, do FILE, já está no ar com artigos sobre tecnologia, cultura, artes, linguagens e comunicação. Cícero Inácio da Silva, editor de Plato On-line (em exposição no Itaú Cultural), é responsável por FILE EXPERIMENTAL, uma seção com textos da revista misturados por geradores automáticos de textos. O artigo "Viajando pelas novas mídias: um registro", de Paula Perissinotto, foi alterado pelo programa e curiosamente ganhou a seguinte frase inicial: "I am being blackmailed again". Apesar de ter adotado a honorável estratégia de aceitar contribuições alheias, a revista carece de uma plataforma para realizá-la de uma maneira mais democrática, como wikis e blogs.
2:43:32 PM    
 segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Lúcia Leão ministrou uma interessante palestra na mostra cultural hiPer>relações eletro//digitais, do Santander. Estive em Porto Alegre em julho e mostrei o trabalho de vocês na palestra sobre "Os Blogs como mapas da cibercultura". Mostrei o CIBERCULTURA e vários outros. Foi fundamental para minha pesquisa ver os rizomas que "brotam" dos seus textos. Valeu, Lúcia!
11:31:17 AM    
 terça-feira, 17 de agosto de 2004

Itaulab dedica o seguinte poema a todos os jornalistas brasileiros...

JABBERWOCKY (Lewis Carroll)


`Twas brillig, and the slithy toves
Did gyre and gimble in the wabe:
All mimsy were the borogoves,
And the mome raths outgrabe.


"Beware the Jabberwock, my son!
The jaws that bite, the claws that catch!
Beware the Jubjub bird, and shun
The frumious Bandersnatch!"

He took his vorpal sword in hand:
Long time the manxome foe he sought --
So rested he by the Tumtum tree,
And stood awhile in thought.

And, as in uffish thought he stood,
The Jabberwock, with eyes of flame,
Came whiffling through the tulgey wood,
And burbled as it came!

One, two! One, two! And through and through
The vorpal blade went snicker-snack!
He left it dead, and with its head
He went galumphing back.

"And, has thou slain the Jabberwock?
Come to my arms, my beamish boy!
O frabjous day! Callooh! Callay!'
He chortled in his joy.


`Twas brillig, and the slithy toves
Did gyre and gimble in the wabe;
All mimsy were the borogoves,
And the mome raths outgrabe.


6:07:57 PM    
 quarta-feira, 11 de agosto de 2004

O sistema CoDECK cria um canal de TV auto-programado e auto-moderado, composto por vídeos postados. É uma nova maneira de subverter as câmeras vigilantes, um dos temas caros ao Emoção Art.ficial 2.0. O pessoal do Pursue the Pulse - que virá ao Brasil em novembro, para o FILE - está envolvido neste projeto.
6:25:24 PM    
 quarta-feira, 4 de agosto de 2004

Eugênio Trivinho, junto com o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, está coordenando para este mês o ciclo de conferências e debates Horizontes do Cibermundo. O evento pretende, segundo a organização "tocar o coração da civilização contemporânea, ali onde sementes oclusas decidem rumos históricos desconhecidos e onde também pulsam os embriões invisíveis de flagelos humanos antes impensados".
3:27:36 PM    
 quarta-feira, 28 de julho de 2004

O VISIONÁRIO DA ARQUITETURA - REMIXED, é um projeto em que o músico Radboud Mens e o vídeo artista Remco Schuurbiers fazem uma interpretação audio-visual da obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Junto com o Instituto Goethe, a dupla vai apresentar o projeto aqui no Itaú Cultural, em agosto. Stay tuned.
2:43:40 PM    
 sexta-feira, 23 de julho de 2004

Dica da lista republicart (uma das caixas de sabão de Oliver Ressler): a sexta edição da bienal Werkleitz vai debater formas de tornar o conhecimento uma "coisa pública". Atenção para os franceses da Université Tangente.
4:43:17 PM    
 quinta-feira, 15 de julho de 2004

A frase do dia, proferida pelo curador da 26ª Bienal, Alfons Hug: Acho que essa Bienal está dando atenção a vários suportes, como o vídeo e a instalação, mas não a enxergo como lugar de novas tecnologias. Isso cabe ao Itaú Cultural (Folha de São Paulo).
5:39:05 PM    

Can You See Me Now? é o último jogo de esconde-esconde do grupo Blast Theory -- desta vez realizado numa representação virtual da cidade de Colônia, Alemanha. Faz parte do evento DAMPF (International Festival for Dance, Media and Performance). Advinhem qual o grupo de arte tecnológica que está na crista da crista? Se você respondeu "Blast Theory", acertou.
4:14:57 PM    
 terça-feira, 13 de julho de 2004

A revista Valley Advocate publicou uma matéria para quem quer entender os infortúnios de Steven Kurtz, integrante do grupo Critical Art Ensemble. Em resumo: a polícia encontrou na casa do artista indícios de bioterrorismo. Na verdade, nada mais que um punhado de E. coli. A ótima matéria é assinada por Dan Oppenheimer.
6:32:09 PM    
 quarta-feira, 7 de julho de 2004

De 19 a 22 de outubro vai rolar o VII Symposium on Virtual Reality, evento promovido pela SBC e organizado pelo Senac de São Paulo. Workshops e exposição de produtos e projetos de RV fazem parte do programa. Interessante o grafismo escolhido para ilustrar o evento: "A Escada Inexplicável", de Regina Silveira (o trabalho foi desenvolvido com a parceria do Itaulab para a primeira edição da mostra Emoção Art.ficial).
6:33:32 PM    
 quarta-feira, 16 de junho de 2004

Bem... Precisa dizer mais alguma coisa? A primeira versão não teve um recorte: vários media centers do mundo foram convidados a escolherem suas respectivas obras representativas. A segunda edição tem um recorte. Na carne.
3:57:43 PM    
 terça-feira, 8 de junho de 2004

Communication must be free - as soon as you move away from that idea, you are creating the basis for censorship, disse Ian Clark (criador da Freenet) no início do simpósio Free Bitflows, organizado pelo grupo ativista austríaco Public Netbase. As discussões, que terminaram na última sexta-feira, estavam de acordo com os temas levantados no 5º Fórum Internacional Software Livre (FISL), que aconteceu ao mesmo tempo em Porto Alegre. Ou seja: qual o futuro da criação num mundo cada vez mais tomado pelo controle cultural imposto pelos grandes produtores de conteúdo? Não seria o caso criar um meio termo entre pedir permissão para cantar o "Parabéns a Você" e uma Darknet?
12:53:02 PM    
 quarta-feira, 2 de junho de 2004

O I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PROJETOS EM CIBERARTE: DAS PSICOGEOGRAFIAS AO SOFTWARE LIVRE, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho no CAMPUS SENAC, foca o tópico dos mapas e softwares livres. Um dos palestrantes é Etienne Delacroix, professor da Universidade de Montevidéu e pesquisador convidado do MIT, que também vai ministrar a oficina Arte e tecnologia: o lixo eletrônico-digital como matéria prima para criação de conteúdo simbólico. O link acima - que deve ser clicado para a obtenção de informações adicionais - vai dar num wiki (ver imagem acima), um poderoso gerenciador coletivo de conteúdo. Prova irrefutável da contemporaneidade da organizadora do evento, a artista e professora Lúcia Leão. UPDATE: No dia 7, às 19:30, vai acontecer no mesmo local uma performance do VJ Spetto (Visual Radio), o hacker dos VJs brasileiros. Quem é antenado, vai.
2:45:49 PM    
 terça-feira, 1 de junho de 2004

Laurence Hazout-Dreyfus - curadora francesa do Palais de Tokyo e uma das co-curadoras da Bienal de Lyon - vai abrir um debate sobre vídeoarte, web-arte e videogames. Mediado por Ivana Bentes, o evento vai discutir as novas formas de narrativas e a capacidade reflexiva dos novos instrumentos de elaboração artística. Dia 9 de junho, às 15h, na Escola de Comunicação da UFRJ.
3:57:28 PM    
 sexta-feira, 28 de maio de 2004

DemoKino é um "parlamento virtual" criado para sediar a votação de tópicos atuais como alimentos geneticamente modificados, clonagem humana entre outros. Antes de votar, o participante é esclarecido sobre o respectivo tópico por meio de um excelente material de apoio. Esta é mais uma das obras de "anti-entretenimento" de Davide Grassi, italiano residente em Liubliana, Eslovênia, que desenvolve um trabalho de forte conotação política e social.
6:08:18 PM    
 quinta-feira, 20 de maio de 2004

S-77CCR, ou System-77 Civil Counter Reconnaissance Unit, é uma instalação que faz parte do projeto Atol Pact, encabeçado por Marko Peljhan, artista conhecido por adaptar tecnologias militares para uso civil. Neste caso, o artista montou na Karlsplatz, em Viena, uma central de controle e observação (imagem acima) de um Veículo Aéreo Não Tripulado (imagem abaixo), espécie de "aeromodelo" espião controlado à distância. Obra com alto teor revolucionário, sem dúvida...


4:03:04 PM    
 terça-feira, 18 de maio de 2004

A visitante Laurita Salles indica The Cloud Harp Project, trabalho do artista canadense Nicolas Reeves. É uma instalação "meteorológica-eletrônica" que converte a altura, densidade e estrutura das nuvens em sons e seqüências musicais em tempo real.
11:09:45 AM    

A Rede Universidade Nômade convida todos para o lançamento da segunda edição da Revista Global, que faz uma homenagem à Lygia Pape. O evento será realizado na quinta-feira, dia 20 de maio a partir das 19 horas, na Livraria Dantes (Rua Dias Ferreira, 45 B - Leblon).
10:14:26 AM    
 sexta-feira, 14 de maio de 2004

Maurice Benayoun e Jean-Baptiste Barrièr prepararam um evento comemorativo aos 25 anos do Ars Electronica. O DIGITAL AVANT GARDE, composto por exposição e simpósio, vai ser realizado no American Museum of the Moving Image, a partir do dia 21 de maio, e contará com as presenças de Jeffrey Shaw, Christa Sommerer, Jim Campbell, entre outros. No convite eletrônico, há o trecho de um texto interessante de Oliver Grau. UPDATE: O próprio Maurice Benayoun (quem diria!) visitou nosso blog e enviou uma errata: I would like to precise that, together with Jean-Baptiste Barrière, are not organising the Digital Avant Garde event in New York but only participating to the event with the presentation of "World Skin, a Photo Safari in the Land of War" (Golden Nica interactive art, Ars electronica 98). Maurice, obrigado pela correção e boa sorte no evento!
6:00:13 PM    
 segunda-feira, 10 de maio de 2004

ORATORIO é o trabalho que André Valias realizou para o Prêmio Sergio Motta. Ainda será adensado com material verbivocovisual, mas já está plenamente navegável.
4:01:18 PM    
 quarta-feira, 5 de maio de 2004

O VJ alemão John Dekron passou hoje pelo Itaulab. É dele a BIX, uma instalação que transformou a fachada de bolhas da Kunsthaus, em Graz, num "monitor de baixa resolução". Não é uma projeção, como nos explicou Dekron, e sim várias lâmpadas brancas fluorescentes, cada uma fazendo o papel de um pixel e respondendo aos comandos de um programa feito em MAX/Jitter. "A partir de uma certa distância, as pessoas podem ver um filme na fachada do prédio", disse o VJ alemão. Ele também está envolvido em dois grupos: o AMICO - que desenvolve sistemas de video-mediated communication (VMC) - e realities:united - que desenvolveu um dispositivo de mixagem de imagens pré-compostas de diversos canais de TV. "O resultado desse projeto é um recorte do espírito da época, num determinado momento", explicou.
5:50:29 PM    
 segunda-feira, 3 de maio de 2004

Giselle Beiguelman manda avisar: Está aberta a temporada de testes. Esc For Escape - documentário cross media sobre a vida beyond your interface - já está recebendo mensagens de erro. Precisamos de vocês e agradecemos todas as sugestões (de erros e acertos). Mais detalhes no About do dito cujo... Muito legal! O blog de Giselle faz parte da instalação que ela vai mostrar no Emoção Art.ficial 2.0, bienal de arte, ciência e tecnologia do Itaú Cultural que vai começar dia primeiro de julho. A Musa dos Erros (imagem acima) já está clamando por Blue Screens of Death e outras mensagens assustadoras. A exposição promete. Aguardem massivas inserções sobre o assunto neste blog.
10:51:20 AM    
 sexta-feira, 30 de abril de 2004

Seeing Double: Emulation in Theory and Practice é mais uma daquelas exposições com um conceito forte. Organizada pela Solomon R. Guggenheim Museum, em parceria com a Fundação Daniel Langlois, a exposição tenta salvar dos efeitos deletérios do tempo, basicamente por meio de emulações, trabalhos de mídia arte que já adquiriram o estatuto de "obras clássicas". A proposta pretende mostrar ao público a versão original e a versão recente, provando que obras de mídia arte também podem (e devem) ser conservadas. Um exemplo é TV Crown, de Nam June Paik (acima, à esquerda), obra de 1965 feita com um aparelho de TV RCA. Jung Sung Lee, colaborador de Paik, "migrou" a "escultura" para um aparelho moderno, mas não um do tipo flat screen, e sim um com tubo de raios catódicos, para que o efeito original fosse mantido. Já JET SET WILLY, de jodi (acima, à direita), é um game que foi originalmente criado num computador ZX Spectrum. Além de emular o programa, Joan Heemskirk e Dirk Paesmans emularam também o hardware usado nos anos 80.
10:12:52 AM    
 segunda-feira, 26 de abril de 2004

Early Visual Media é um website sobre antigas técnicas (e truques) que foram os primórdios do cinema e (por quê não dizer?) da realidade virtual. Acima, o estereoscópio espelhado de Weathstone.
12:24:26 PM    
 sexta-feira, 23 de abril de 2004

Ótimo o artigo de David Pescovitz sobre obras de mídia arte que estão explorando a "cultura hertziana". Ele baliza as origens dessa tendência em Billy Kluver (ver imagem acima), engenheiro da Bell Laboratories que, durante a década de 1960, trabalhou com artistas como Robert Rauschenberg, Jean Tinguely, John Cage e Andy Warhol. Kluver foi, de certa forma, o pai da arte eletrônica.
12:49:17 PM    

Ars Electronica. O principal festival de mídia arte do mundo. Para esse ano, há mudanças no ar. E não é apenas a mudança de espaço do Prix Ars Electronica Gala para a Brucknerhaus. A mudança é bem mais ambiciosa. Segundo o release: The point of departure is reflection upon the past 25 years; the aim is to identify the developments that promise to be the driving forces in art, technology and society over the next quarter century. The younger generation of media artists and theoreticians will meet Ars Electronica's founding generation and, together with an audience of wide-ranging backgrounds and diverse interests, confront the past and the future of phenomena at the interface of art, technology and society. É uma mudança de inflexão. Inflexão temporal. Timeshift.
11:24:35 AM    
 quarta-feira, 14 de abril de 2004

Memefest, festival internacional de comunicações radicais, está encorajando estudantes de comunicações, design e sociologia a enviarem criações que apontem para mudanças postivas da sociedade. Arte e política. Decididamente, há um novo "meme" no ar. (Nota: mudamos os servidores do Blog do Itaulab. Estamos hospeadados agora num Python Community Server. Portanto, nosso endereço mudou de radio.weblogs.com/0115727 para www.pycs.net/users/0000299/)
11:10:49 AM    
 segunda-feira, 12 de abril de 2004

André Lemos está organizando o "Ciberurbe, a Cidade na Sociedade da Informação", evento que acontecerá na Facom nos próximos dias 12, 13 e 14. O sociólogo francês Michel Maffesoli (professor da Sorbonne e autor de diversos livros publicados no Brasil e em outros países) estará em Salvador no dia 14 de abril para o fechamento do evento.
11:18:31 AM